quinta-feira, 26 de junho de 2008

MECÂNICA BIKEcrica: Afinar Mudanças



Para se proceder a esta afinação a limpeza da corrente e dos os carretos e cremalheiras é imprescindível, sob pena de não se obterem os resultados esperados.


1- Os cabos dos desviadores devem estar sem a minima folga. Para saber se o cabo está correctamente afinado colocar as mudanças no carreto e cremalheira mais pequena, ver agora a folga do cabo puxando o mesmo. Se estiver esticado OK, caso contrário tirar a folga do cabo desapertando o parafuso que o mantém fixo e esticar até a mesma desaparecer.


2- A afinação dos desviadores:Cada desviador tem dois parafusos que servem para estabelecer os limites minimo e máximo da peça que guia a corrente, normalmente estão identificados com H e L (high-alta e low-baixa). Vamos começar por afinar o desviador traseiro.>p>


2.1- Para afinar o desviador traseiro, rodar o parafuso que estabelece o limite máximo do desviador de forma a que não consiga colocar a mudança no carreto maior, logo que o consiga, rode o parafuso em direcção contrária até que a corrente volte a passar para o carreto grande. Agora verifique se o alinhamento do braço do desviador com o carreto maior é perfeito. Se for, está afinado para o carreto maior. Repetir a operação para o carreto mais pequeno. Dê aos pedais e percorra as várias mudanças veja se a corrente não salta, se tudo estiver bem passar para o desviador dianteiro.


2.2- Com a corrente no carreto maior e cremalheira mais pequena, rodar o parafuso "L" até que o espaço entre a corrente e a parte interior do guia da corrente não ultrapasse 0.5 mm. Com a corrente no carreto mais pequeno e cremalheira maior, ajuste o outro parafuso até que o espaço entre a corrente e o lado exterior do guia não exceda os mesmos 0,5 mm.


Agora vamos coordenar os selectores com as mudanças (caso seja necessário) isto é feito com o parafuso de ajuste do cabo que está no próprio desviador. Começar com a corrente na cremalheira do meio e percorrer as mudanças traseiras vendo se a corrente passa bem. Se, por acaso, a corrente não quiser passar para um carreto maior, rodar o parafuso para fora (desapertar). Se verificar o contrário, rodar no outro sentido.

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