quarta-feira, 30 de julho de 2008

ALONGAMENTOS NO CICLISMO E BTT

ALONGAMENTOS - Prepare os músculos para garantir boas pedaladas:

Alongar a musculatura antes e depois das pedaladas é um mais que um bom hábito a ser adoptado pelos bikers. "Além de prevenir lesões, alongar é essencial para preparar a musculatura e a coluna", explica a profissional de Educação Física, mestranda da Unicamp, Daniela Vidotti.

O ideal é alongar antes e depois das pedaladas, por pelo menos 8 minutos. Não se deve forçar os exercícios, respeite o limite de sua musculatura. Não balance o corpo e mantenha a postura erecta. Alongar não é sentir dor. Uma boa dica: respire profundamente ao fazer os movimentos para aumentar a oxigenação sanguínea. E, depois do alongamento, respeite os dez minutos de aquecimento recomendados para, só então, pedalar forte. E bom pedal! A seguir, exemplos de exercícios de alongamento recomendados pela professora:

Em pé, apoie um dos braços em um poste, parede ou uma árvore para manter o equilíbrio e dobre a perna, mantenha os joelhos alinhados e segure a ponta do pé. Esse exercício alonga a musculatura que envolve a tíbia.
Estenda a perna e toque a ponta dos pés. Mantenha o joelho da outra perna semi-flectido e apoie a mão na coxa. É importante manter a perna de apoio com o joelho semif-lectido para não sobrecarregar a perna com o peso do corpo. Esse exercício é importante para alongar o bíceps femoral (a coxa).
Use a bicicleta como apoio e estenda os braços. Dobre uma das pernas e estenda a outra para trás. Mantenha os pés voltados para a frente. Exercício para alongar os gémeos.
Para prevenir dores na região lombar e no nervo ciático, deite-se em um banco ou uma superfície lisa. Abrace os joelhos, traga-os o mais perto possível de seu peito. Respire profundamente.
Em pé, puxe o cotovelo em direcção ao ombro oposto e conte 10 segundos. Repita do outro lado. O exercício serve para alongar os ombros.
Para alongar a lateralidade do corpo, em pé, estenda os braços para cima, segure o cotovelo com a mão oposta e dobre puxe o braço para trás devagar. Apoie a mão nas costas.

Sem comentários: