terça-feira, 22 de julho de 2008

LESÕES NO CICLISMO E BTT

As lesões do Ciclismo

Quais as lesões mais comuns no ciclismo e como evitá-las:

Para a sorte de todos os que amam os desportos com bicicleta a boa notícia é que o ciclismo (e toas suas variações como mountain bike, BMX, cicloturismo etc.) é um dos desportos com menor índice de lesões.

"O ciclismo chega a ser benéfico para as articulações do joelho, quando realizado de maneira correcta".

Entretanto, existem sim lesões que são típicas de praticantes de ciclismo, seja ele ciclismo indoor (Spining, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na grande maioria das vezes, as lesões ocorrem por stress do treino (overtraining) em ciclistas de competição. Em ciclistas que pedalam por prazer, as lesões em geral aparecem em função do mau ajuste da bicicleta e/ou uso inadequado da bike.

"Em profissionais são comuns as tendinites de joelhos e no Tendão de Aquiles e também as dores na região lombar, no pescoço e dos músculos do trapézio (região lateral do pescoço, próximo aos ombros)".

"O ciclismo em bicicleta estacionária é tido com a actividade de menor stress oferecido à articulação do joelho", garante Germano. Mas, ele também alerta que uma aula de ciclismo indoor mal dirigida e com o aluno pedalando uma bicicleta mal ajustada para seu corpo, pode gerar casos de lesões gravíssimas, sobretudo no joelho do praticante.

Entre as principais causas de lesões em ciclistas, amadores ou profissionais, surgem por:

- Falta de conhecimento técnico da modalidade; - Falta de equipamento específico para a prática do desporto; - Falta de orientação de profissionais capacitados e fundamentados para a prática do desporto.

Veja no quadro abaixo as principais lesões do ciclismo e a maneira de evitá-las:

LESÕES

O QUE É?

COMO EVITAR

QUEDAS

A maior incidência de lesões no ciclismo é decorrente de quedas e acidentes com o ciclista.

Observar as regras de segurança no trânsito, respeitar as leis, transitar com atenção e conduzir a bike de maneira a evitar acidentes preventivamente.

TENDINITES NOS JOELHOS

Cerca de 56% do ciclo do pedal é feito pelo músculo Vasto Medial (a batatinha do joelho do ciclista). Uma pedalada com técnica errada ou pedalada com muita sobrecarga (subidas, pedaladas travadas) vai sobrecarregar esta musculatura e pode causar lesões.

Escolha o tamanho de quadro correto para seu tamanho. Observe os ajustes para seu corpo. Pedale em uma cadência entre 80-90 rpm no plano e 60-65 em subidas. Não pedale em marchas muito pesadas para não sobrecarregar os joelhos. Alongue-se antes e depois dos exercícios

LOMBALGIAS

São as dores lombares, mais conhecidas como dores nas costas. Em geral é decorrente da posição mal ajustada do ciclista sobre a bike. O mais comum é a dor na região do músculo do quadrado lombar (fica entre a primeira vértebra lombar até a segunda vértebra sacro, conhecidas como L1 e S2).

A escolha do tamanho do quadro e as posições correctas são o caminho das pedras para evitar as lombalgias. Alongamentos, antes e depois do exercício, também são eficazes. Pedale por um período de tempo que não cause dores nas costas. Vá aumentando este tempo gradualmente. Cada um tem o seu limite. Massagem após treinos e provas dão bons resultados Faça exercícios abdominais. Um abdómen tonificado é fundamental para a sustentação do corpo do ciclista sobre a bike.

ESTIRAMENTOS E CONTRATURAS

Ocorre principalmente nos gémeos e nos quadríceps, em geral por, overuse (tradução literal do inglês: excesso de uso).

Alongue-se antes e depois dos exercícios. Procure praticar musculação para promover o fortalecimento dos grupos musculares envolvidos na pedalada. Evite pedaladas com muita força e também com alto giro (acima dos 120 rpm). Procure descansar depois de treinos muito árduos e de competições. O descanso deve fazer parte de seu treino. Aplique massagem após treinos e provas.

PARESTESIA PENIANA

Nada mais é que a dormência e falta de sensibilidade na região entre as pernas, que vai apoiada no selim da bike. Nas mulheres ocorre a parestesia dos grandes lábios. O nervo pudendo quando submetido a uma compressão por longo período de tempo, passa a ter menor sinal de impulso nervoso, o que leva a perda de sensibilidade temporária. Não há relatos de perda de potência devido ao ciclismo.

Cada um deve conhecer o limite de tempo que pode ficar sentado sobre a bicicleta. Profissionais treinam até 9 horas por dia numa boa. Para iniciantes, apenas 20 minutos pode gerar incómodos. Use calções de ciclismo com o forro feito de uma espuma de alta densidade, mesmo em aulas de ciclismo indoor. Há no mercado algumas novas opções de selim. Procure adquirir um modelo vazado no centro que ajuda a aliviar a pressão na região do períneo.

FACITES PLANTARES

É a sensação de queimadura na planta do pé do ciclista. Ocorre devido ao atrito do pé com a parte interna da sapatilha/ténis.

Procure usar sapatilhas próprias para ciclismo. Evite usar calçados com sola muito mole. Na pedalada, faça força sempre perpendicularmente ao eixo do pedal

URETRITE INESPECÍFICA

É o ardor na hora de urinar

Pedale apenas a quantidade de tempo que você suporta. Use uns bons calções de ciclismo Um selim vazado no centro vai ajudar bastante

MICROHEMATÚRIA

É a aparição de pequenos flocos de sangue na urina

Pedale apenas a quantidade de tempo que você suporta. Use uns bons calões de ciclismo. Um selim vazado no centro vai ajudar bastante.

Tratamento

Existem diversas maneiras de se tratar lesões, muitas delas nem mesmo utilizam medicamentos. A fisioterapia se encarrega de cuidar e recuperar a maioria das lesões. Às vezes, o simples afastamento do ciclista da actividade desportiva por um período de tempo, já é o suficiente para que a lesão desapareça.

O mais importante é estar atento ao sinais que nosso corpo nos envia. Ao menor sinal de dor muscular o atleta deve procurar a ajuda de um fisioterapeuta competente que saberá indicar o melhor tratamento. A visita a um médico ortopedista poderá ser necessária, mas na maioria dos casos, a fisioterapia já é o bastante.

A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS

Um facto que muitos ciclistas que treinam musculação reclamam é a sensação de "enrijecimento" da musculatura. Normalmente esta sensação é sintoma da falta de alongamentos adequados. Procure seguir as dicas do seu professor e faça sistematicamente os exercícios de alongamentos recomendados. "Não adianta simplesmente fortalecer e dar resistência à musculatura. A musculatura, quanto mais alongada, mais aporte sanguíneo vai proporcionar ao músculos. E, quanto mais encurtada, mais susceptível a lesões.", ensina Germano.

Sem comentários: