sábado, 24 de maio de 2008

BIKEcrica: Expedição à SERRA da ESTRELA

Foi sem dúvida a maior e mais alta expedição de sempre dos BIKEcrica, oito atletas e ainda por cima no Ponto mais Alto de Portugal Continental: SERRA DA ESTRELA .A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Tem 1993 metros de altitude e está situada entre os municípios de Seia e da Covilhã. A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, é de 1993 metros, conforme rectificações introduzidas por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército, já surgidas em folha à escala 1:25.000 que editou em 1993 (carta nº. 223). Para completar os 2000 m foi construída uma torre de 7 m. Julga-se que corresponda à elevação a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios (Herminius Mons), e ter sido o berço do guerreiro lusitano Viriato.
Ver mapa maior


Amigos e companheiros do pedal foi este percurso que realizamos na nossa expedição à SERRA DA ESTRELA, nos dias 25 e 26 de Abril.

No dia 25 efectuamos 228 km de Aldreu até Seia, sempre a "neides", e no dia 26 escalamos a Serra: de Seia até à TORRE, cerca de 34 km sempre a trepar.

Foram cerca de 262km de muito pedal, animação e certamente de algum sofrimento e muito esforço. Mas todos juntos e com o Espírito de Camaradagem já conhecido conquistamos a serra e os montes Hermínios ao guerreiro Viriato. FORÇA BIKEcrica, até os comemos!!!


Dia 25 de Abril - Aí estão eles, os grandes BIKEcricas ás 5h da Matina, momentos antes da partida. Tudo bem disposto embora um pouco ansiosos. Neste momento estamos apenas 7, mas o grupo vai aumentar...
Imagem sobre o Douro na ponte D. Luís, os primeiros raios solares na cidade do Porto...

Aqui o nosso comandante faz as suas preces aos ceús, pedindo intervenção divina para transformar as subidas em descidas, e para dar Juizinho aos seus BIKEcricas...

Imagem da montanha perto da Srª da Saúde entre Vale de Cambra e Sever do Vouga, já com umas subidas bem à maneira...

É aqui em Sever do Vouga que o grupo vai passar a 8 elementos. Vê-se aqui a chegada do Criqueiro Nelinho, que nos 3 dias anteriores, não foi trabalhar por se encontrar de cama a curar uma violenta gripe, mas hoje não resiste e apesar de um pouco debilitado chega para se juntar ao grupo e trepar a Serra da Estrela...

O rio Vouga, nas calmas...

Os criqueiros num momento de descontracção a caminho de Viseu...

Dia 26 de Abril, concentração em Seia, para o Inicio da escalada da Serra da Estrela. Todos muito ansiosos e com receio do que estava para vir!!!!!!!!!!!!!!!! Agora já sem stress, todos a pedalar Serra acima sem medos nem receios, apenas vontade de pedalar, dar cabo do canastro, puxar ferro, puxar pelo cabedal, enfim: Puro Prazer de Montar... E aqui está o Pressinhas, hoje já mais calmo... E aqui o Madeuzinho, prémio revelação. Na sua 1ª viagem BIKEcrica cheio de pedal, nunca negou fogo ao longo dos 262km. Apenas um pequeno pormenor, o material que se coloca em cima do selim apresentou-se algo estragado e queixoso no final da prova (tomates do ofício)... Aqui vai o Zezinho feliz da vida, desta vez passou ao lado dos tradicionais distúrbios e tempestades intestinais.... Aqui surge o Nelinho - compartilha o prémio revelação com o Madeuzinho, mesmo após três dias de cama devido à gripe, surge aqui em grande forma... Aqui o nosso Comandante - prémio Capacidade de Sofrimento, nunca um homem com tão pouco treino na sua Bike, chegou tão longe... Olha o nosso Tufinhas sempre a abrir, que riquinho que está o nosso menino... E Aqui o C. Coutinho o Carro Vassoura - Prémio solidariedade, que nunca deixa ficar ninguém para trás. A Bike dá cabo dele, está em metade.... Aqui estão os BIKEcricas a 1000 m de Altitude, já só faltam outros 1000... E agora nos 1500m., já não falta tudo... Aqui na lagoa comprida esta descida é ouro sobre azul, ou seja é sol sob a neve... Até parece que não custa nada.... Até parece que subir a Serra da Estrela é sempre a "neides"...(vocês sabem do que eu estou a falar!!!) Quem é que esteve doentinho, quem foi ??? Está quase, estamos quase lá... O nosso comandante mete respeito em qualquer parte do mundo, está em metade... Bonita imagem da Serra, ao fundo a estrada que nos leva até a Serra... Aqui começa a surgir a neve, já falta pouco para se começar a ver a tão desejada Torre.... Esta Paisagem ajuda a descontrair, a esquecer as caimbrãs, as dores lombares, cervicais, as dores no rabo e zonas envolventes.... Aqui já se pode ver a Torre bem lá ao fundo mas cada vez mais perto de nós, ou melhor nós cada vez mais perto da Torre... Esta imagem está qualquer coisa, só quem lá estava sentia a verdadeira emoção por estar a chegar ao topo de Portugal... A paisagem é de cortar a respiração, o dia está fantástico: Neve na Serra e Sol radioso no Ceú. Que mais poderíamos querer ??? Olha p´ra nós mesmo, mesmo, mas mesmo a chegar à Torre. Aqui em cima respira-se muito Melhor.

Chegamos todos em grupo de acordo com o espírito BIKEcrica, que nos rege. Aqui estão os BIKEcricas no topo do Mundo, ou seja no topo de Portugal (Continental), seja onde for a Sensação é optima, nunca tinhamos chegado tão alto nas nossas bikes...

O pormenor do nosso Tufinhas sentado no meco junto à Torre, com aquele ar de Satisfação é qualquer coisa de fantástico... A foto de familia, estamos giros não estamos...

Aqui vemos o momento mais alto, de maior nivel e altitude dos BIKEcrica - A chegada à Torre, na Serra da Estrela:

2 comentários:

tufinhas disse...

É só para dizer que os BIKECRICA que participaram nesta louca aventura estão todos de parabéns pelo desenpenho que cada um teve para que esta aventura fosse mais um sucesso dos BIKECRICA.
Estão de parabens especialmente o criqueiro DEUZINHO e o NELINHO por ter sido a aventura mais longa e dificil de toda a sua carreira cicloturistica.
Tambem esteve de parabéns o nosso comandante PASSOS PANTANI pela resistencia demonstrada ao longo de 230KM e pela solidariedade prestada no dia seguinte.
E o resto do grupo demonstrou o que já se esperava.
Um apreço tambem para as membranas da CRICA por terem chegado sempre a tempo, porque sem elas não era possivel que tudo tivesse corrido tambem. UM BEM HAJA O TODOS...

carlos disse...

Foi uma viagem fantástica, falta no resumo desta aventura louca um agradecimento muito especial ás mulheres que nos deram um apoio incondicional (que não sei o que é mas fica bem) sofreram muito pois pensaram que íamos ficar todos como o DEUZINHO com as peles envolventes do mastro arrastar pelo alcatrão. Foram sempre muito pontuais, estavam sempre à nossa espera, santas mulheres. Os CRIQUEIROS como sempre, foram incansáveis e com muito espírito de sofrimento estão todos de parabéns, o nosso comandante PASSOS PANTANI um agradecimento muito especial pela ajuda e espera principalmente na subida à Serra sempre à nossa espera e muito apoio psicológico.